A Ação Social Arquidiocesana (ASA) realizou sua 56ª assembleia Geral em maio. O evento acontece anualmente e reúne a diretoria da entidade, sua equipe executiva e entidades membro. A assembleia é divida em duas partes: formativa e informativa. Na primeira parte os presentes participam de uma formação, que este ano foi sobre o documento da Política Nacional de Proteção e Mecanismos de Salvaguarda da Cáritas Brasileira. Na segunda parte da assembleia são apresentados os relatórios de atividades da entidade, o balanço financeiro e planejamento para o ano vigente.
A assessoria da formação desta edição da assembleia foi realizada por Marcos Tramontin Serafim, secretário executivo da Cáritas Regional Santa Catarina, que se dedicou a explicar que o código de salvaguarda representa um marco orientador para toda a rede em relação às suas dinâmicas éticas, protetivas e de gestão, para prevenir, enfrentar e intervir em todas as condutas que gerem situações de vulnerabilidade. Marcos explica que “a Política de Proteção da Cáritas Brasileira orienta a postura e atuação de seus trabalhadores e voluntários. Ela tem por objetivo construir uma cultura organizacional pautada no respeito mútuo, equidade de tratamento e preservação da dignidade das pessoas”.
Também durante a assembleia o presidente da ASA, Diácono Francisco Carlos de Souza, assinou a adesão da ASA ao código de Proteção e Mecanismos de Salvaguarda da Cáritas Brasileira. A entidade é a primeira entidade membro da Cáritas SC a oficializar essa adesão no estado.
Na segunda parte da assembleia houve a apresentação do relatório de atividades realizadas pela ASA e suas entidades membro. A apresentação foi realizada pela Simone de Jesus, assistente social da entidade. Em seguida aconteceu a apresentação do relatório financeiro que foi apresentado por Márcia , da contabilidade, e Carol Chagas, Gestora Financeira da ASA. Encerrando as apresentações Fernando Anísio Batista, secretário executivo da ASA, e Giovanna Dutra Meyer, assessora de imprensa da entidade, apresentaram o planejamento estratégico para 2025.
Ao final da assembleia foi feito o convite para o Jubileu das pastorais sociais que vai acontecer no dia 23 de agosto, em São Pedro de Alcântara, a partir das 8h.